domingo, 18 de maio de 2008

::::Redução de Danos Em Tempos de Guerra Velada::::

Fonte: josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br (via Google)

:ok, vamos falar de algo sério agora.



.semana passada, Marina Silva pediu demissão do seu cargo, Ministra do Meio Ambiente.



.o fato era inesperado, prova disso que até o presidente Lula foi pego de surpresa. e segundo relatos, não gostou nada da atitude da subordinada em enviar uma carta solicitando a desligamento do cargo sem ao menos uma conversa.



.a razão? simples. a ministra estava de mão atadas há muito tempo. e por mais que tentasse reverter o quadro, sofreu diversos revezes. o último deles foi perder o comando de uma plano de preservação ambiental ao qual estava diretamente ligada. as batalhas contra os outros ministérios eram evidentes. as demandas da ministra eram inversas ao desejo de parte de setores estratégicos do governo. existiam reclamações quanto ao extenso tempo para análise de licenças ambientais para novas hidrelétricas (o que contraria os objetivos da mulher-forte do governo petista, Dilma Roussef). o setor agropecuário também propela sua insatisfação principalmente contra a exigência de certificados ambientais para liberação de crédito para esse grupo.


.com pouco espaço de manobra, a ministra, que enfrenta tais situações há certo tempo, optou pela volta ao senado, talvez lá sua voz realmente possa opinar de forma mais incisiva.


.Carlos Minc, seu substituto, promete manter o plano de sua antecessora. em entrevista a Folha de S.Paulo, garante pulso firme na política ambiental e intenciona diminuir a burocracia que envolve as licenças ambientais, o que não implica ceder a pressão da Casa Civil. (porém, o que sabe-se é que no mandato de Minc como secretário de Estado do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, as licenças ambientais sofreram um boom).


.líderes ruralistas comemoram, inclusive o ministro da agricultura Reinhold Stephanes. ambientalistas lamentam. teme-se por essa vitória da política e da economia.


.agora minha pergunta: qual seria a solução para isso tudo?


.óbvio que a conservação do meio ambiente é vital. afinal, é o que garante nosso futuro nesse planeta. mas atualmente, vive-se uma crise de escassez de alimentos, cuja discussão envolve biocombustíveis e especulação de mercado. além disso, o perigo de um apagão para alguns anos parece plausível sem aumento da capacidade de produção de energia. e como evitar uma onda de falências e desemprego para quem sobrevive do campo?


.complicado, não? sinceramente, com os dados que tenho em mãos, não é possível indicar um caminho....quem dera se eu pudesse....mas espero que os ministérios os possua e aja de melhor forma possível, ou aquela que cause menos danos.


.uma reflexão para esses dias.


.abraço.

2 comentários:

Pedro Favaro disse...

Nessa altura do compeonato? Aquela que causar menos dano com certeza.
Com a saida dela agora, projetos de grande relevancia foram bem desestruturados. Certeza.

du disse...

.então. a encruzilhada está a nossa frente não? o complicado é caminho a seguir.

.e sem a participação da ex-ministra fica complicado mesmo....embora o Minc prometa muitas coisas....assim que ele assumir a pasta...as coisas mudam de figura.

.espero estar errado.

.