quinta-feira, 22 de maio de 2008

::::Como Conjugar O Verbo Nunca No Passado Do Futuro Imperfeito::::

Fonte: artfiles.art.com (via Google).


.ok. eu já queimei minha língua diversas vezes.

.e isso não aconteceu quando tomava minha xícara de café quentinha pela manhã.

.mas, mais presente do que meu personal trainer interior (que me mantém firme na academia e levando à risca minha dieta), é o círculo da vida (cheio de ironias cruéis). ele é paciente e perspicaz, anota todas as promessas e críticas, e sabe escolher o momento certo de esfregar isso na sua cara. será que estou criptografando minhas idéias?

.vamos ser claros então. quem nunca (essa é a palavra-tema) encontrou-se na situação onde teve que engolir a seco o seu discurso de "eu nunca isso", "eu nunca aquilo" e dançar conforme a música? nem sempre é uma questão de princípios. percebi que alguns casos são maneirismos, costumes, preconceitos, teimosia.

.um exemplo clássico é o relacionado a comida. é comum perguntar o que se aprecia degustar numa refeição. e é mais corriqueiro ainda a resposta. "eu não gosto disso. eu NUNCA comerei isso." e quando questiona-se o porquê, a gama de respostas relacionam principalmente a justificativa "porque eu não gosto, oras!". Muitas vezes nem experimentam, julgam pela aparência ou por opiniões alheias.

.Qual seria o motivo desses NUNCAS sem fim?

.como psicologia não é o meu forte. arrisco uns palpites (sem fins científicos, claro).

.(re)negar algo pode lhe gerar benefícios (mesmo que fúteis). como os mauricinhos que recusam o contato com outras tribos/culturas/lugares para auto-afirmarem-se no seu nicho. "eu nunca colocarei meus pés em tal bairro", "eu nunca usarei esse acessório barato", "eu nunca casarei com uma garota que não tenha sobrenome nobre".

.ocultar medos e temores. muitas vezes as pessoas escondem em suas opiniões radicais a intenção de afastar ao máximo possível a tentação pelo "proibido" ou por aquilo que as deixariam em maus lençóis frente aos olhos das pessoas que as cercam. "eu nunca permitirei tais liberdades para os meus filhos", "eu nunca faria nada fora dos padrões sexuais 'normais", "eu nunca irei tão longe assim, pois tudo tem limites".

.e claro, tem a mais normais das justificativas. expressar realmente uma limitação sua. afinal não há nada demais em exprimir em uma linha suas vontades, seus anseios, seu reflexo. "eu nunca peço perdão". "eu nunca terei filhos". "eu nunca casarei". pode parecer tudo muito radical. mas eu entendo muito bem como são esses tipos de coisas. eu também tenho os meus......nunca morarei no meio do mato, nunca me humilharei por amor, nunca serei o tio, o solteirão..huahua....tinha que ser.

.é. os NUNCAS sempre participarão da nossa vida. talvez mais do que poderíamos imaginar. mas o fato é que quanto mais eles pulam da nossa boca, maiores são as chances de eles se voltarem e acertarem nossa cabeça, como uma pedrada-bumerangue. como? aprontando situações nas quais há um confronto entre seus limites e seus desejos.

.quem nunca teve que abrir mão de algo para chegar a um denominador comum?

.imagine se o amor da vida de um mauricinho é uma moça do subúrbio? ou se estar fora dos padrões sexuais significa uma vida mais livre, relaxada, completa? e se uma atitude considerada humilhante te levar de volta para os braços da pessoa mais incrível do mundo?

.é. acho que essa é a saída. você, claro, pode ter seus NUNCAS e TALVEZES (será que essa palavra existe?). mas o que importa no final de tudo é a capacidade em rever seus conceitos. afinal para que serve a radicalidade de uma opinião quando falamos de nossa própria felicidade?

.abraço.

Nenhum comentário: