quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

::::Choque de Realidades::::

Fonte: 4.bp.blogspot.com

.ok. mais um post sobre Obama, afinal, nada mais propício após esse da primeira dama.....

.faltando poucos dias para completar o primeiro mês frente a Casa Branca, o presidente Obama enfrenta complicações para muitos dos seus planos e promessas.

.os assuntos doméstiscos sofrem as consequências da recessão. índices altos de desemprego, queda no consumo, alta inadimplência no setor imobiliário. apesar de determinar a extinção da prisão de Guantánamo, a ação é cercada por questões práticas. como deveriam proceder os julgamentos dos "combatentes inimigos"? quais países os receberiam (apesar da União Européia manifestar-se receptiva, a resolução não é unânime)?

.as relações internacionais andam a passos vagarosos e extremamente cautelosos. na questão israelo-palestina, apesar do cessar fogo, não chega-se a um ponto comum, pois há o temor de melindrar o país amigo (Israel). há muitos céticos sobre o prazo para retirada das tropas no Iraque. produção de energia atômica ainda complica a retomada de conversas com Irã. e embora o novo enfoque do combate (por abrigar muitos da rede terrorista Al Qaeda e da milícia Taleban) seja a fronteira entre Paquistão e Afeganistão, os resultados são atropelados pelos índices crescentes de violência, ataques atrapalhados por militares americanos e produção crescente de drogas em áreas afegãs.

.o pacote econômico, apesar de aprovado pelo senado, encontra-se com boa parte indefinida. não há resposta concreta sobre os créditos podres. existem controvérsias sobre seu caráter protecionista (com o Buy American, que determina que os produtos manufaturados utilizados em obras de infraestrutura sejam americanos ou de parceiros comerciais) e xenófobo (o Employ American determina que empresas beneficiadas pelo pacote deem preferência a cidadãos norte-americanos sobre mão de obra estrangeira qualificada).

.é. tudo fica mais complicado depois da posse.....

.abraço.

Nenhum comentário: