terça-feira, 30 de junho de 2009

::::Escolhendo Vidas::::

Fonte: photobucket.com

.ok. todo mundo paga pelas suas escolhas.

.em "A Bela da Tarde", Séverine (Catherine Deneuve), infeliz com sua vida sexual no casamento, procura um discreto bordel onde satisfaz desejos de clientes e de certa forma, os seus.

.embora seja uma ação extrema, a opção dela é totalmente real, verdadeira. ao invés de calar suas necessidades, resolveu alimentá-las e vivê-las, ainda que de forma secreta. não era apenas pelo dinheiro, ela conseguia suas aventuras proibidas sem imacular sua outra vida.

.não defendo prostituição. não defendo adultério. não defendo mentiras. não defendo hipocrisia. mas defendo liberdade em utilizar certos meios para obter certos fins.

.claro, cada situação exige certas medidas e pesos. mas no momento em que danos são mínimos (ou inexistentes), qual o ponto de apontar o dedo ou condenar?

.viver duas vidas em segredo é necessário? viver uma vida só é entediante? viver várias vidas em uma mesma, expostas e conhecidas, é confuso? qual a luta para manter uma imagem exigida por todos ao seu redor? vale a pena igualar-se a outrem se isso é totalmente contrário a quem você é? qual a vida ideal? será que ela existe?

.abraço.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

:::Sonhos Reais::::

Fonte: YouTube

.ok. contos de fada são inofensivos e essenciais.

.revi nesse fim de semana "A Casa Do Lago". é uma fábula sobre pessoas perdidas em épocas diferentes que trocam correspondências pela caixa de correio da casa onde moravam e apaixonam-se.

.todo mundo sabe que a realidade é quem manda. que encher a cabeça de sonhos somente, não leva a lugar nenhum. que idealizar situações geralmente cria desastres piores. e qual é o fim daqueles que perdem-se nas ilusões.

.mas, nada como a consciência para nos tirar dessa enrascada. aquele bom conselho diz: o exagero é ruim e o equilíbrio é a saída. assim, eu não vejo razão nenhuma para abdicar desses nossos pequenos devaneios entre os acontecimentos da vida real: feliz, infeliz, indecisa ou bem-sucedida.

.cultivar sonhos é como adubar plantas. fornecer alimento, proteção, cuidados para algo maior. um desejo a alcançar. uma batalha a vencer. um sorriso a conquistar. tudo com uma finalidade. nada de pés fora do chão. cabeça nas nuvens, com o caminhar por terreno firme (desconhecido ou não).

.quanta inspiração é necessária para uma vida real de sonhos? o que os seus ideais, aspirações, loucuras dizem sobre sua vida, sobre quem você é? mundo real e surreal coexistem em harmonia, ou cada um cria seu próprio universo? você depende de sua fada madrinha ou contribui nas realizações? quem você espera? o que você espera? por que você espera?

.abraço.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

:::Momentos:::

Fonte: YouTube

.ok. a vida é feita de momentos.

.uma das melhores cenas do filme "O Casamento Do Meu Melhor Amigo" é essa que inicia o post. nela, Michael, o alvo de todas as loucuras de Julia Roberts, fala sobre oportunidades que aparecem e que simplesmente evaporam no ar, se não as aproveitamos na hora.

.difícil encontrar quem nunca encarou tal situação. muitas vezes não queremos admitir. claro, porque em muitas delas opta-se pelo caminho mais fácil: fugir, negar, apagar, esquecer. e mesmo quando encara-se a situação de frente, nem sempre evita-se uma catástrofe.

.e não faltam exemplos de quem acha isso o coisa mais fácil do mundo. "enfrente!", "você não é mais uma criança", "não deixe a oportunidade passar, porque ela pode não voltar mais". porém o que poucos entendem é todo o processo interno. o medo, os questionamentos, os poréns, os nada's que parecem tudo.

.eu já aproveitei alguns momentos. deixei passar muitos. tive meus bons e maus resultados. aprendi, perdi, cresci, chorei, morri, renasci. e ainda não é o suficiente para amenizar toda a situação. a cada novo momento, o mesmo drama.

.a quem pertence os momentos: nós mesmos ou destino? quem consegue explicar a fuga de algo que perseguimos a vida inteira? quando se perde um momento, é possível resgatá-lo? quem consegue enfrentar todas as decisões sem segundos pensamentos? você espera o seu momento chegar ou o persegue incansavelmente?

.abraço.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

::::Politicagem::::

Fonte: quizilla.com

.ok. dizer a verdade é sempre a coisa certa?

.contam que a honestidade é a melhor política nos relacionamentos. que esconder certos aspectos ou acontecimentos pode apenas adiar um desatre. e as soluções para uma verdade pesada são mais palpáveis do que uma mentira branca.

.eu ainda resisto a aderir essa linha de pensamento. considero que certas coisas ficam melhor debaixo do tapete. afinal, porque incluir algo na relação que nem sempre tem a ver com o momento? isso não me torna um mentiroso compulsivo, talvez participante do clube da honestidade seletiva. e pensando bem, despejar a verdade sobre alguém pode aliviar a sua alma mas condenar outra(s).

.a loucura toda que envolve o processo inverso é notável. eu exijo a verdade sempre. porque independente de quem conta, eu sempre invento um jeito de descobrir. pode me destruir, magoar, desistir, mas enfim, eu sou assim. nada justo, não é mesmo?

.verdades e mentiras existem porque destino e fatalidade determinam sua ocorrência? você prefere a verdade absoluta ou a verdade necessária? "omitir" é apenas uma palavra que tenta fugir do ranço que envolve o "mentir"? a verdade cansa ou a mentira vicia?

.abraço.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

::::Derrotando Vitórias::::


.ok. eu detesto perder.

.eu sei que ninguém gosta na verdade. mas o jeito que cada um lida com isso é o segredo. e eu não conheço essa fórmula mágica. eu preciso entender o porquê. contestar. bater pé. discutir. contra-argumentar. teimar. gritar. espancar o travesseiro. pensar em bater minha cabeça contra a parede.

.pode ser uma picuinha com um estranho. assuntos banais com um amigo. não importa com quem, nem o porquê. eu quero estar certo. eu quero vencer. sempre. e como isso nem sempre é possível. eu vivo estressado. porque quem vive dessa forma, abre mão de paz e tranquilidade. e você fica sempre a um passo da insanidade.

.eu já pensei e repensei os prós e contras. e não sei ao certo qual lado prevalece.

.quem procura a vitória acima de tudo, já tem uma derrota independente dos resultados? qual o pior: o neurótico por vitórias ou o conformado com as derrotas? afinal, preocupar-se com isso tudo não leva a nada? é jogo, guerra ou apenas a vida?

.abraço.

terça-feira, 23 de junho de 2009

::::Padrões De Elasticidade:::::

Fonte: insiderkeys.wordpress.com

.ok. como é difícil fugir de certos padrões.

.uma das minhas últimas manias é baixar audiobooks e ouví-los enquanto malho. geralmente, faço escolhas das quais não são realmente muito necessárias refletir muito, visto que ao mesmo tempo que o autor tenta dizer algo, você tem que manter certa atenção nos pesos. um desses títulos é o mais do que batido "Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus" (John Gray). apesar de reconhecê-lo, nunca o li, nem sabia ao certo o que tratava.

.enfim, uma das teorias que o autor prega é a do elástico. homens tendem a se aproximar e por algumas razões específicas afastam-se (com medo de intimidade, para resolver seus problemas, para lidar melhor com os problemas da outra pessoa e assim vai) e depois do tempo de processamento de informações, acabam voltando.

.eu já atuei nos dois lados. e em nenhum deles a situação é confortável. se você precisa de espaço, é complicado explicar sem nenhum dano (para ambos). se você quem concede, é inevitável questionar o que há de errado (se há) ou como lidar com isso tudo (principalmente com a volta depois de passado o "tempo").

.existe um lado certo? padrões existem para melhorar, confundir, questionar ou fugir? tudo isso é uma desculpa bem bolada ou faz sentido? será que chega o momento onde o padrão fica para trás e assume-se uma nova atitude? nossas semelhanças nos condenam ou indicam o caminho para libertação?

.abraço.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

:::Vá Com Deus Ou Então, Não Crie Problemas::::

Fonte: dailymail.co.uk

.ok. quem está determinado, faz.

.sábado, assistindo a um telejornal, mais uma vez destacam esta cena batida: alguém tentando se matar. é um indivíduo no alto do prédio, no meio de um rio, equilibrando-se na parte externa da ponte, etc. eu não tenho nada contra quem quer se matar. nem poderia. mas eu não entendo o auê que sempre montam ao redor.

.curiosos, mais curiosos, os bombeiros, os paramédicos, os policiais. o circo da vida. platéia. patético.

.se uma pessoa quer mesmo se matar, vai lá e faz. nem precisa tanto caos, visto que você pode se matar dentro de casa. e quem está em dúvida que tenha seu tempo. não precisa de gente para negociar, ouvir. deixem as pessoas pensar, se ela quer passar dessa para melhor, jogue-se. se não, saia do lugar e volte a vida normal.

.afinal, preservar a vida é sim válido, mas apenas de quem quer estar vivo.

.abraço.

domingo, 21 de junho de 2009

:::Atração Pelo Perigo::::


Fonte: YouTube

.ok. os errados sempre parecem os certos.

.há algumas semanas, revi "Funny Girl", musical antigo onde Barbra Streisand interpreta uma aspirante a atriz que nesse caminho em busca pela fama acaba apaixonando-se pelo jogador inveterado Omar Sharif. entre dramas e alegrias, o relacionamento complica-se principalmente pelo estilo de vida que cada um levava - muito diferente um do outro.

.pensei que por mais tolo que pareça, tudo aquilo que apresenta-se com um porém nos atrai. o cara errado. o relacionamento incerto. o proibido. embora o caminho indique pedras e buracos, é extremamente desafiador aceitar os riscos e enfrentar a ilusão de que tudo é possível.

.será que tudo que conseguimos sem nenhum esforço perde um pouco do seu valor? ou esse desejo pelo perigo é realmente uma tática tola fadada ao fracasso? quem luta contra a maré, certa hora a vence ou morre na praia? cada estória é única ou certos padrões perpetuam-se geração após geração?

.abraço.

terça-feira, 16 de junho de 2009

::::Valentine's Hangover::::

Fonte: comments-4-friends.com

.ok. mais um dia 12, mais uma vez sem comemoração.

.é frustrante, é terrível, é patético, é humano. outra vez essa data chega, ameaça, devasta, tripudia e vai embora. talvez o efeito seria menos cruel visto que já é rotina acontecer, mas a cada repetição a carga parece maior, mais profunda.

.eu tento, procuro e toda vez falho. é uma ação quase impossível. separar totalmente minha vida sentimental do resto. porque é recorrente o pensamento de como um ótimo emprego, ótimos amigos, ótimos acontecimentos parecem menos formidáveis notando-se a falta de alguém ao lado. é injusto, é estúpido, é inevitável.

.soluções mágicas não existem. fadas madrinhas já é um pouco demais para um adulto. conselhos alheios de quem entende, quem não entende, não surtem efeitos práticos. os seus próprios conselhos não servem. você se sente isolado em um mar de casaizinhos felizes. claro. porque você não enxerga seus companheiros dessa luta sem fim. você só vê o fracasso que os vitoriosos insistem em esfregar na sua cara, intencional ou não.

.de quem é a culpa? quão tola e fútil é a situação? data comemorativa, comercial, essencial, especial ou somente mais um dia? qual o segredo daqueles casais? qual o segredo dos solteiros felizes? perde-se em alguns setores para ganhar em outros? quem pode ter tudo? ou não pode?

.abraço.

terça-feira, 9 de junho de 2009

:::Guerra Interna::::

Fonte: madhatter.it

.ok. se uma questão está há tempos sem resposta certamente algo está errado.

.eu sempre me questiono. mais do que evidente, relendo alguns dos meus posts. mas entre uma e outra indagação, eu preciso de respostas. afinal, não haveria sentido nenhum nesse processo se não existisse um fim, não é mesmo?

.algumas vezes, encontro com certo tempo e reflexão. ou então, em algumas palavras de quem gentilmente comenta no blog. até mesmo, em conversas perdidas com semi-desconhecidos. claro, sem esquecer, a sempre bem-vinda presença dos amigos e familiares.

.o problema é quando chega-se a um ponto de interrogação ao qual não se consegue solucionar. e não importa se é científico, psicológico, fútil ou inútil. essas mais difíceis são aquelas que perduram e martelam na nossa cabeça.

.eu tenho milhões delas. mas com o passar do tempo você acaba deixando para trás, devido à relevância que tem na nossa vida. e óbvio, sobram outras milhares, estas, que te perseguem quando você foge, te encontram no seu mais-do-que-bem-bolado esconderijo, atormentam os sonhos e acompanham cada respiro.

.talvez tenham respostas diretas e claras. talvez não tenham respostas diretas e claras. mas na sua visão neurótica-obsessiva nada faz sentido e tudo se espalha no momento que as peças se unem.

.qual o momento certo para hastear a bandeira branca, guardar armas e bater em retirada? quais guerras valem a pena? a paz de muitos é o inferno de poucos? quem consegue viver sem essas batalhas? desistir ou apenas aceitar que algumas coisas não são pra ser?

.abraço.